Orgão Genital Masculina

Mecanismo de Ereção

Clique na figura

Pênis flácido

Pênis Ereto

 

O que é Impotência?

A Impotência ou Disfunção Erétil é a dificuldade de ter ou manter uma ereção peniana com rigidez e tempo suficiente para que a relação sexual aconteça.

 

Quais as doenças que podem causar a Impotência?

As doenças que podem causar a Impotência podem ser de origem psicogênica ou orgânica. As doenças psicológicas em geral estão relacionados com a ansiedade e até com experiências sexuais negativas. As doenças orgânicas podem estar ligadas a fatores vasculares (arteriosclerose), fatores neurológicos (diabete), doenças hormonais (insuficiência gonadal), doenças ósseas (mieloma múltiplo), doenças locais (doença de Peyronie), doenças infecciosas (prostatite),doenças renais (insuficiência renal crônica), doenças metabólicas (stress, depressão).Também a ingestão inadequada de medicamentos como anti-hipertensivos, antidepressivos, soníferos, moderador de apetite, cocaína, LSD, entre outros e algumas cirurgias radicais pélvicas podem causar dificuldades de ereção.

 

Quais os métodos de diagnóstico para a Disfunção Erétil?

Os métodos mais usados são tumescência peniana noturna (TPN), Vibrofalopletismografia, Eco-dopller computadorizado, Indução Farmacológica de Ereção simultânea a estimulação visual erótica, Potencial Evocado, Cavernosograma, etc.

 

fotefi.jpg (23643 bytes)


Ereção Fármaco-Induzida

fotultra.jpg (25136 bytes)


Ultrassonografia Peniana

foteret.jpg (15543 bytes)

 

Tratamento para a Disfunção Erétil:

O tratamento da disfunção erétil depende da doença básica. Como um grande número de indivíduos impotentes apresentam problemas de insuficiência arterial peniana, as drogas que aumentam o fluxo de sangue no pênis são muito utilizadas. Temos também as drogas vasoativas, como a prostaglandina, a fentolamina, apomorfina e o sildenafil promovem um aumento da quantidade de sangue dentro do pênis e por consegüinte promovem uma ereção. Este último além de promover uma ereção que varia de 50 a 100% de rigidez também diminui o tempo de flacidez peniana entre uma ereção e a próxima. Para o uso correto da medicação seja ela intracavernosa ou oral é necessário uma avaliação médica geral, principalmente cardíaca, hepática e renal.

 

fotprotese1.jpg (20221 bytes)

 

fotesque.jpg (19614 bytes)

Prótese Peniana

Funções do Aparelho Genital do Homem

 

O Viagra, "a pílula da ereção dos anos 90" pode ser usada somente após testes em consultório médico, para melhor avaliação da dose e observação dos efeitos colaterais, como sangramentos retinianos, estomacais,etc e dificuldades cardíacas.

Para resolver qualquer problema sexual o importante é um diagnóstico correto da causa

 

Ejaculação Precoce:

preco.jpg (55568 bytes)

 

Dificuldade de controlar a Ejaculação por um tempo suficiente para que a parceira atinja orgasmo, em pelo menos 50% das relações. Os valores médios encontrados para controle ejaculatório são de 5 a 12.4 minutos para indivíduos abaixo de 40 anos e 9 a 20.4 minutos para homens com idade superior a 40 anos.

 

Quais as doenças que podem causar a Ejaculação precoce?

Em termos gerais, doenças  de origem psicológicas, orgânicas e mistas podem ser fatores causais de ejaculação precoce. As doenças psicológicas que podem interferir no controle ejaculatório, são várias, sendo que a mais comum delas é a ansiedade e o medo de desempenho. Estes fatores promovem um descontrole do processo ejaculatório, sendo que ele ocorre de forma única e não bifásica como é normal. Das doenças orgânicas temos: doenças neurológicas (Diabetes), doenças infecciosas (Uretrites , Cistite), doenças metabólicas (déficit de zinco e oligoelementos), entre outras, que podem promover um descontrole no tempo de ejaculação.

 

Diagnóstico da Ejaculação Precoce:

O diagnóstico pode ser feito usando-se vários exames de laboratório, tais como: 

MMPI

Potencial Elétrico do nervo Dorsal Peniano

Análises Laboratoriais sangüíneas e urinárias

 

Tratamento da Ejaculação Precoce:

O tratamento depende da doença básica. Quando a causa é psicológica, recomendamos o Método de Semmans modificado por Vargas, ou Van Gulig (Cartilha do Homem).

Para determinados casos, podemos utilizar o tratamento clínico (medicamentos atacando a doença básica) ou cirúrgico (Neurotripsia)

 


 

Núcleo de Sexologia e Geriatria Dra. Marilene Cristina da Graça Batista Vargas
vargas@vargas.com.br

Fone: 3254 -2882 e 3338-9435
Curitiba - Paraná - Brasil

 

© 2000 Vargas. Direitos reservados